terça-feira, 15 de janeiro de 2013

AUTORRETRATO DO MONGE

Antão do Campestre de Santa Maria, RS.
Acredita-se que a imagem que se encontra na pequena ermida no alto do Cerro do Campestre, próximo ao município de Santa Maria (RS), é de santo Antão Abade, trazida ali pelo monge João Maria de Agostini em 1848. Contudo, há uma dúvida perturbadora: seria mesmo aquela estátua uma representação do santo anacoreta que viveu no Egito entre os séculos III e IV da era Cristã?


 

Antão segundo iconografia católica

 Na iconografia da Igreja Católica, santo Antão (que na Itália é chamado de santo Antônio, o Grande, para diferenciar do franciscano santo Antônio de Pádua) geralmente é representado como um idoso, de longas barbas brancas, carregando cajado de peregrino (bordão em forma de "T"), Bíblia que emana o fogo da sabedoria divina tendo a seus pés um porco (às vezes um javali). Reparem na imagem ao lado.






Agostini, com 60 anos de idade.
O monge João Maria de Agostini era italiano, portanto, devia conhecer as inúmeras representações existentes do santo nas igrejas da Itália. Mas no Campestre das "águas santas" resolveu criar uma estátua inovadora, ou pelo menos não usual na iconografia católica: de tonsura à moda franciscana, Antão aparenta não ter mais de 50 anos, pois está de barbas e cabelos escuros. Faltam a Bíblia, o porco, o bordão e o sino. Mais parece um frade franciscano do que o próprio Antão. Ao que tudo indica, na falta de um modelo, o próprio Agostini deve ter servido de inspiração para a fabricação da estátua, portanto, Antão do Campestre seria o autorretrato do monge italiano.



Antão, em pose clássica
Para encerrar, também é possível supor que a estátua de santo Antão (a atual é uma réplica feita após um incêndio na ermida em 1951) foi fabricada por João Maria de Agostini, hábil artesão de imagens santas segundo testemunhos que o conheceram. Então, toda vez que olharmos para santo Antão no Campestre, talvez vejamos ali o autorretrato de outro santo, o popular Monge João Maria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário