quarta-feira, 17 de junho de 2015

A FAMÍLIA AGOSTINI NA AMÉRICA


Recentemente, ao apresentar meu livro em um evento em Caxias do Sul, alguns historiadores italianos ficaram surpresos ao me escutar. Esse interesse era para saber se o eremita João Maria de Agostini, personagem de meu livro, era parente de um missionário religioso que explorara a América do Sul no início do século XX: o nome desse italiano era Alberto Maria de Agostini, coincidentemente originário da mesma região que João Maria. Além disso, Alberto Maria, que era Salesiano, tinha por irmão (mais velho) Giovanni de Agostini, o fundador de uma das mais antigas casas editoriais da Itália, hoje uma multinacional bastante conhecida.

Alberto Maria de Agostini, nascido em 2 de novembro de 1883 na província de Novara (Piemonte), veio para a Argentina na década de 1920 para trabalhar como missionário religioso. Atuou, principalmente, na região da Patagônia chilena e argentina, sendo reverenciado e lembrado até hoje. Foi explorador, geógrafo, fotógrafo e cineasta, realizando várias filmagens de povos indígenas da Terra do Fogo. Faleceu em Turim em dezembro de 1960.

Resta, agora, investigar qual era o grau de parentesco entre o "famoso" monge João Maria, ou O Eremita das Américas, com esse outro missionário. Por serem da mesma região, mesmo sobrenome e mesma índole religiosa, é muito provável que exista, sim, parentesco. 

Alberto Maria de Agostini ao lado de um índio na Patagônia argentina (consultar em: http://www.viaggipolari.it/it/)