terça-feira, 4 de julho de 2023

Lembranças de um "conhecido eremita italiano" na região de Misiones, Argentina

Na década de 1870, havia ainda forte lembrança da passagem de certo eremita italiano pelo Rio Grande do Sul e pelo nordeste da argentina, no conhecido Cerro do Monge. Assim o comprova os escritos do alemão Maximilian Beschoren (1847-1887), engenheiro de formação que veio para o Rio Grande do Sul trabalhar na colônia alemã de Santa Cruz do Sul e em outras áreas da província, como nas Missões.

"Destas elevações, uma nos chamou a atenção: o Cerro do Monge, situado em Corrientes [Argentina] que declina bruscamente até o Rio [Uruguai]. Possui esse nome devido a um conhecido eremita italiano que durante muito tempo fez das suas artimanhas numa fonte sacra, perto de Santa Maria da Boca do Monte e para cá se recolheu em solidão, no final de 1852" (Beschoren, 1989 [1876]).

O alemão aventurou-se pela botânica, geografia e geologia, sendo considerado pioneiro no estudo de meteorologia no sul do Brasil. Escreveu sobre as antigas Missões Jesuíticas, publicando seus artigos em importantes Revistas científicas da Europa, além de ter colaborado no jornal teuto Deutsche Zeitung, de Porto Alegre.

O Cerro do Monge a que se refere Maximilian está localizado em San Javier, na província de Misiones, Argentina, ao lado do Rio Uruguai, e de frente para o Brasil. Ali de fato esteve o eremita italiano João Maria de Agostini, conhecido como monge João Maria, no ano de 1852, conforme pude constatar por documentos da época publicados em meu livro "O Eremita das Américas". 

As lendas que se criaram sobre a presença dele na região estão vivas, fazendo com que o Cerro seja um local de peregrinação que atrai inúmeros devotos, aventureiros e curiosos há muito tempo - assim como em tantos outros pontos das Américas por onde passou o eremita italiano. A figura histórica confunde-se com o imaginário por meio de reconstruções da memória, o que só valoriza os lugares ligados ao eremita e às devoções por ele iniciadas.

Fontes: 
Beschoren, Max. Impressões de viagem na província do Rio Grande do Sul (1875-1887). Porto Alegre: Martins Fontes, 1989.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maximilian_Beschoren

https://www.portaldasmissoes.com.br/site/view/id/1180/lenda-do-monge-e-o-cerro-pelado.html