segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O SOLITÁRIO EREMITA


Depois de subir a Serra Geral que ligava o porto de Santos a capital São Paulo, o frei italiano João Maria de Agostini tomou o caminho da vila de Sorocaba. Ali, no dia 24 de dezembro de 1844, apresentou-se às autoridades para se fazer registrar, pois era estrangeiro e, como tal, queria se cercar de garantias para não ser importunado no exercício de seus ministérios sagrados:
Frei João Maria d’Agostinho, natural de Piemonte, Itália, idade 43 anos, solteiro, profissão de solitário eremita, vindo para exercer o seu Ministério. Declarou residir nas matas do Termo desta Cidade, muito principalmente na do Morro da Fábrica de ferro de Ipanema, e ter chegado no dia 24 de dezembro de 1844. Veio do Rio de Janeiro, onde chegou do Pará no Vapor Imperatriz a 19 do mês de Agosto do presente anno de 1844: apresentou um documento que fica arquivado neste Cartório: e para constar lavrei este termo d’apresentação que assigno com o apresentado, eu Procópio Luiz Leitão Freire, Escrivão Serventuário o escrevi e assigno.
[Assinatura] Procópio Luiz Leitão Freire
[Assinatura] Giovani mã deagostini, solit. eremita
 À margem esquerda do termo de apresentação, lê-se:
Estatura baixa
Cor clara
Cabelos grisalhos
Olhos pardos
Nariz regular
Boca dita [regular]
Barba cerrada
Rosto comprido
                                      Sinais particulares Aleijado dos três dedos da mão esquerda

(Fonte: Livro de Registros de Estrangeiros, folha 18, 1842-1865, Apresentação de Estrangeiros – Delegacia, Sorocaba, SP. Este livro se encontra na cidade de Sorocaba, no Arquivo do Gabinete de Leitura)

 







Ao lado, a foto do eremita Juan Maria de Agostini, tirada em 1867, na cidade de Santa Fé, Novo México (EUA). O detalhe da mão esquerda é prova inquestionável de que este é o indivíduo que se apresentou em Sorocaba no dia 24 de dezembro de 1844.

Do interior paulista, tomou o rumo do sul do Brasil, passando pela Vila do Príncipe, atual cidade paranaense da Lapa, até chegar em Porto Alegre em 16 de outubro de 1845, onde novamente se apresentou às autoridades para mostrar passaporte e documentos de origem. Na terra dos rebeldes farroupilhas passou por cidades como Triunfo (berço de Bento Gonçalves da Silva), Rio Pardo (onde fez pregação e apanhou a bengaladas de José Joaquim de Andrade Neves), Cachoeira do Sul, Alegrete até chegar à fronteira na vila de Uruguaiana. Deste ponto tomou um barco e desceu o Rio Uruguai, desembarcando em Buenos Aires no final de 1845. Por enquanto, nada de fama, e ainda não era chamado de Monge Milagroso. Mas isto logo iria mudar....

 Roteiro feito pelo "solitário eremita" de Sorocaba até Buenos Aires, em 1845.

Um comentário: